Responder a: COMENTÁRIOS – Equipe Formadora

#12631
Ana Lucia Catão
Moderador

Alexandra! A pergunta que não quer calar kkk. Que difícil, não é mesmo? Tivemos um bom tempo de uma reunião entre nós, da equipe, já faz mais de ano, em que discutimos exatamente essa pergunta.

Talvez hoje seja ainda mais difícil respondê-la, mas é isso: precisamos respeitar a TODAS e TODOS! Sem distinção. Respeito naquilo que tÊm de iguais a nós e naquilo que têm de diferente. Isso não significa, no entanto que devemos concordar com todas/os. `Pelo contrário, podemos e devemos nos indignar com todas as formas de injustiça, discriminação, opressão e demais violências.

Mas não adianta colocar no sujeito individual todas as mazelas da sociedade. O sujeito é construído pela cultura, pelos encontros com o outro, pela sociedade. Somos todos corresponsáveis pelas ações de todos os sujeitos. Se temos horror ao que alguém fala ou faz, precisamos perceber que ele fala e faz isso porque construímos socialmente a possibilidade de alguém falar o agir dessa maneira.

Por isso Educação em Direitos Humanos, para que todos os seres humanos tenham os valores dos direitos humanos como referência ética para suas falas e ações.