Responder a: Justiça Retributiva x Justiça Restaurativa x Mediação de Conflitos

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 5 – Mediação de Conflitos Justiça Retributiva x Justiça Restaurativa x Mediação de Conflitos Responder a: Justiça Retributiva x Justiça Restaurativa x Mediação de Conflitos

Ana Lucia Catão
Moderador

Que bom, Diego! é isso mesmo.
Quero só fazer uma observação. Fiquei com a impressão na sua fala que a Restaurativa ficou desqualificada em relação à Mediação. Se dei essa impressão na minha explicação, quero reformular aqui.
Quando diferenciei o modo de intervenção da Justiça Restaurativa e da Mediação de Conflitos dizendo que a Restaurativa tem um modo mais engessado de trabalhar, não significa que ela mina os conflitos, de fato ela contém, mas não eliminando, simplesmente dando um contorno bem firme. O que acontece é que, na roda restaurativa, a flexibilidade da intervenção é menor e a liberdade de fala também, mas isso é necessário para lidar com a quantidade de pessoas que estão juntas ao mesmo tempo na roda e com o conteúdo emocional do que está sendo tratado. Quando as pessoas se encontram na roda, todas já tiveram, individualmente com o facilitador, amplo espaço de diálogo.

Um abraço! e grata!