Responder a: Devolutiva das Formadoras – 2 –

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 2 – Respeito Mútuo Devolutiva das Formadoras – 2 – Responder a: Devolutiva das Formadoras – 2 –

Uma situação que revivi com essa aula 2 foi de um momento em sala de aula, no 8º ano. Aconteceu ano passado. Estava explicando a matéria, consegui atenção da maioria dos alunos, o que é difícil, e duas estudantes começaram a conversar alto, pedi para que parassem, elas responderam bruscamente que “não estavam atrapalhando nada”, lembro que fiquei muito constrangida, me senti desrespeitada, pois elas falaram alto, todos olharam e teve, até, umas falas de “nossa, olha como elas falaram com a professora!”. Lembro muito bem que respondi que elas estavam atrapalhando o momento da aula e desrespeitando a mim e aos outros alunos, no que uma delas se levantou e disse, “então, vou sair dessa aula”, e saiu. Eu perdi todo o equilíbrio e serenidade naquele momento. Fiquei com vontade de chorar, nervosa. E, quando ela saiu da sala, dei um grito que ela não tinha respeito nem pela família, pois os pais já tinham me dito. Ou seja, eu respondi, constrangendo-a também, e, expondo algo que me foi falado numa reunião, em particular. Àquela postura minha me custou muito arrependimento. Chamei os pais dela, pedi desculpas para ela e para os pais. Foi uma situação em que me vi desrespeitada e, como numa resposta, eu desrespeitei.
Fazendo essas reflexões hoje, vejo que realmente nossas ações, posturas têm que ser vistas diariamente, temos que fazer autocrítica, se precisar, nos desculparmos, voltarmos atrás, porque só construímos um ambiente de respeito se formos sujeitos respeitosos.
Aulas como essas, profundas e reflexivas, são necessárias para a nossa formação academica e pessoal. Me sinto feliz de estar fazendo esse curso.