Responder a: Comentários – EQUIPE FORMADORA

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 4 – Diversidade e Discriminação Comentários – EQUIPE FORMADORA Responder a: Comentários – EQUIPE FORMADORA

O Curso está muito bom. A cada dia se aprofundando mais no assunto e clareando nosso entendimento.

À Equipe Formadora:
Por favor, me ajude a ver e compreender melhor:
O fato de não mais fazer comemorações nos dia das mães por exemplo. Porque é considerado uma discriminação? Como a Gunga falou, não se contempla os que não têm mãe. Mas e o não contemplar as mães e os alunos que tem mãe e ficam esperando algo neste dia? Seria somente na infância? No caso de uma mãe falecida? A morte, como lembrado na palestra da Deisy Ventura, vem para todos. Sei que é necessário trabalhar isto com a criança, mas é um fato. Sinceramente, encontro dificuldade nisso.
Vou colocar e expor minha situação acho que ajudará. Tenho uma filha com restrição alimentar, alérgica a proteína do leite de vaca e a soja, inclusive derivados. A maioria das escolas em que ela estudou, comemoravam Páscoa, faziam lanches coletivos, amigo secreto de chocolate, almoço oferecido pela escola, passeios onde o lanche era fornecido por eles ou pelo lugar do passeio. Sempre avisei as escolas. Praticamente todas às vezes, a preocupação era minha em levar algo que ela pudesse comer. Comprava o chocolate, fazia e levava o molho de tomate, levava bolo ou salgadinhos para todos, de modo que ela não se sentisse excluída ou melhor se sentisse incluída. Eu me preocupava com isto. Teve uma vez que uma escola me deu o dinheiro para que eu comprasse o Ovo de Páscoa que ela podia comer. Penso que isso contemplou a minha filha. Mas como a escola não faria isto se já faz parte do seu histórico… Isso acontece até hoje, ela está com 12 anos. É difícil, mas ela precisa conviver com isto: não pode comer as comidas de restaurantes ou mesmo da casa de outras pessoas, mas sempre damos um jeito para que ela não deixe passar estas oportunidades apesar da alergia.
Nas escolas por onde passei tenho muita preocupação com a inclusão de crianças com restrição alimentar, pois é o que vivo.
Agora preciso entender melhor esse ponto, como comentei sobre a não comemoração do dia das mães. Obrigada.