Responder a: Devolutiva das Formadoras – 2 –

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 2 – Respeito Mútuo Devolutiva das Formadoras – 2 – Responder a: Devolutiva das Formadoras – 2 –

Olá todos e todas!

Grandes reflexões este módulo 2 nos trouxe sobre o respeito mútuo e o poder da palavra.

Os questionamentos da colega Celinha, no início deste tópico, são alguns que tive também durante o estudo: “como saber se eu, também, não estou falhando?”. É um auto exercício permanente este o da escuta acolhida e sem julgamento prévio, com reconhecimento ao outro como sujeito de direitos, de alguém que pensa e fala seu ponto de vista para além de mim mesma. Não é fácil e exige esforço, exige nossa vigília constante.

Durante a leitura do texto também pensei muito sobre o espaço de diálogo na escola e o quanto é importante ter garantida a participação e escuta de TODOS os agentes daquele espaço. Mas como garantir que os sujeitos sintam-se seguros para colocar seus pontos de vista sem sentirem-se julgados ou repreendidos por hierarquias? O texto aponta que a construção dessas rodas de conversa é um processo cheio de “detalhes” importantíssimos, tais como: combinados prévios, escuta qualificada, ritualizar, estar aberto ao esta escuta… que nem sempre observamos nas escolas….