Responder a: Diversidade e discriminação

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 4 – Diversidade e Discriminação Diversidade e discriminação Responder a: Diversidade e discriminação

#12345
DIEGO LEITE BRAGA
Participante

Bom, após a apreciação do material da aula 4 na íntegra, vejo o quanto ainda precisamos caminhar/evoluir em relação ao reconhecimento e a abertura para diversidade. Partindo desse pressuposto, ressalto inicialmente, a palestra da Professora Deisy Ventura com esclarecimentos e reflexões AVASSALADORAS! O exemplo de discriminação que ela utiliza a partir da obra de Albert Cohen “Ô VOUS FRÈREZ HUMAINS” discorrendo sobre o garoto judeu que não sabia que era, é estarrecedora, sobretudo, nas ilustrações mostradas da obra que reforçam práticas excludentes, odiosas e nefastas que promovem o massacre da diversidade… ainda sobre essa passagem do material, uma frase destacada por Deisy me chamou atenção “Se não houvesse o camelô, não haveria a câmara de gás.” Tudo isso para salientar a importância do reconhecimento da diversidade nas relações sociais, assim como, a valorização das diferenças para conhecer e legitimar a nossa própria identidade nos desdobramentos históricos e atuais.
Alinhado a isso, a formadora Gunga afirma que a discriminação é o resultado da negação da diversidade, inclusive, dentro do ambiente escolar. Partindo disso, nós enquanto docentes, precisamos atuar criticamente desde a elaboração de nossas rotinas até intervenções dentro e fora da unidade escolar, fomentando reflexões, ressignificados e a legitimação da diversidade como uma condição humana que potencializa a garantia dos direitos humanos de TODOS.