Responder a: Mapeamento

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Falar em mapeamento escola, pensando no contexto de isolamento social, é uma tarefa que exige urgência e um olhar sensível as demandas de nossa comunidade e do nosso território. Esta semana recebemos o desafio de pensar em um “Plano para a Continuidade das Atividades Escolares”, partindo de um questionário norteador. Como são inúmeras as demandas tanto da comunidade quanto dos profissionais em plantões presenciais ou em teletrabalho, pensei em um mapeamento inicial baseado em alguns aspectos relevantes inicialmente identificados.

A equipe da escola em que trabalho tem se esforçado, em diferentes frentes, para fortalecer os vínculos com a comunidade e fomentar um diálogo com as famílias em nosso território. neste esforço é importante ressaltar que tanto a equipe gestora quanto o quadro de apoio das escolas da nossa rede permanecem com os plantões presenciais, mantendo rodízio para o atendimento as famílias e preocupando-se com demandas que, muitas vezes, não fazemos ideia de o quão complexas possam ser. Em minha escola este atendimento ocorre seguindo as orientações, preferencialmente por telefone, mas também dispondo de cartazes e demais mecanismos de comunicação visual.

São inúmeras as angústias e necessidades das famílias que vão desde questões financeiras à preocupações com o desempenho escolar das crianças, mesmo considerando que nossa escola atende a Educação Infantil.

Nos últimos meses, tivemos um exponencial crescimento de acessos e visualizações em nossas redes sociais, que extrapolam nosso território. Temos recebido, com muito carinho e com a escuta muito ativa, as angústias e necessidades de nossa comunidade. Infelizmente sabemos que os problemas enfrentados por essas famílias vão além do que a escola pode sanar, no entanto, esta escuta ativa e qualificada e a disposição de nossa equipe em amparar, acolher e orientar as famílias por telefone e pelas redes sociais tem se mostrado um exercício de cidadania em busca da facilitar a garantia de direitos das crianças e suas famílias.

Neste sentido, o exercício de escuta as especificidades de nossa territorialidade e as demandas de nossa comunidade configura-se como o início de um mapeamento que, com certeza, nos servirá para fundamentar nossas ações em busca de melhor atender ás nossas crianças.