Responder a: AULA 1 – DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

#11835

Olá! A aula 1 foi esclarecedora, pois rompe com preconceitos e com o senso comum da garantia de direitos a TODOS.
Compreender o conceito de Educação em Direitos Humanos é imensamente preciso para podermos implementa-los nas escolas, de modo que sejam valorizados e considerados seus valores e princípios.

Para isso, as relações entre as pessoas da escola têm que ser permeadas pelos Direitos Humanos. Mas não apenas ensinar Direitos Humanos de maneira discursiva, mas sim em nossas ações.

A Educação em Direitos Humanos desenvolve na escola a construção de uma cultura onde a justiça, solidariedade, respeito, liberdade, paz e cooperação são essenciais nas relações. Neste sentido, essa educação deve estar em consonância com a mudança de uma cultura muitas vezes preconceituosa que está intrínseca as mentalidades.

No texto, Maria Victória Benevides define a Educação em Direitos Humanos como sendo de permanente, ou seja, os Direitos Humanos não tem validade, eles não se esgotam, da mesma forma essa educação tem que ter ações continuadas, tais quais perpassam as vivências da escola e também deve ser global, ou seja, todos educam e são educados. As relações entre as pessoas é sempre de ensinamentos e aprendizagens.