Sobre o Respeitar é Preciso
 

Caros educadores e educadoras,

O projeto Respeitar é Preciso! nasceu de uma parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, entre 2014 e 2015 na gestão do Prefeito Fernando Haddad e do Secretário Municipal dos Direitos Humanos, Rogério Sotilli, buscando uma ação efetiva nas escolas, espaço estratégico de formação em valores.
Nosso principal objetivo é disseminar a cultura de Educação em Direitos Humanos nas escolas, por meio da adoção do respeito mútuo e do respeito à diversidade, repudiando assim qualquer forma de violência no convívio escolar.

Como passo inicial, em 2014 foi realizada uma pesquisa exploratória, (com a metodologia de grupos focais e entrevistas), com alunos, professores, profissionais de apoio, diretores, coordenadores e familiares para levantamento das questões reais de discriminação e diferentes tipos de violência que afligem o convívio escolar; que cumpriu um importante papel de referência para a definição dos temas a serem abordados tanto nas ações diretas nas escolas e encontros com educadores, quanto na produção do material.
Em 2015, o projeto foi realizado em 21 escolas em áreas de alta vulnerabilidade social da rede municipal de São Paulo, atingindo aproximadamente 1.500 educadores e 15.000 crianças, com ações de formação para os mobilizadores de cada uma das escolas, e assessoria direta da equipe do Vlado Educação.

O projeto recebeu, em dezembro de 2015, menção honrosa do Prêmio de Direitos Humanos da Presidência da República pelo seu caráter inovador e pela relevância do tema.
Em função da avaliação positiva da implementação do projeto nesta primeira etapa, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo vem agora ampliar suas ações, estendendo-o para 100% das escolas da Rede Municipal de Ensino, oferecendo também, subsídios para a implementação do Programa Paz nas Escolas, por meio da formação das equipes formadas nas 13 Diretorias Regionais de Ensino, que trabalharão com as Comissões de Mediação de Conflitos já constituídas nas Unidades Educacionais.

VÍDEOS

Ivo Herzog (IVH), no lançamento do material pedagógico “Respeitar é preciso”


Rogério Sottili (SMDHC) no lançamento do material pedagógico “Respeitar é preciso”


“Respeitar é Preciso!” | Programa de Educação em Direitos Humanos


Nesta sexta-feira foi lançado o programa “Respeitar é preciso”