Respeito e Direitos Humanos
 
Etapa 1. Respeito e direitos humanos

“Educação em Direitos Humanos é a prioridade das prioridades. É quando projetamos a possibilidade de evitar novas violações dos Direitos Humanos.”
Paulo Vannuchi

A experiência de um convívio pautado pelos princípios dos DH propicia a legitimação de valores que, uma vez adotados, passam a orientar o posicionamento diante de problemas como a homofobia, a discriminação étnica e de gênero, a violência e o ódio social. Do mesmo modo, o estabelecimento de relações pautadas pelo respeito mútuo contribui para o afastamento da violência na vida dentro e fora das escolas. Essa é a finalidade da EDH.

1. CAFÉ COM RESPEITO: Começando Juntos

Pensando em incentivar a participação de todos, é interessante apresentar o Projeto Respeitar é Preciso! em forma de celebração, comunicando, pela maneira de conduzir o encontro, que esse projeto é uma construção coletiva e que todos estão convidados a participar. Por isso, a proposta de um lanche e, se possível, de uma apresentação artística curta (declamação de um poema, canto de uma música etc.) é uma boa ideia para dinamizar a apresentação do Projeto para a comunidade escolar.
Sugerimos, então, convidar a todos para um café, mas um café diferente, o Café com Respeito, um encontro para apresentar o Projeto à comunidade escolar e convidar todos para participar.

Providenciar

– O material do Projeto Respeitar é Preciso!
– Equipamento para reprodução de vídeo
– Lousa e giz ou folhas grandes de papel e canetas para registros coletivos
– Lanche (se não houver verba, propor um lanche comunitário)
– Fotos da escola, notícias e outras imagens interessantes e pertinentes ao tema,
seleção de vídeos do Festival Entre todos, mais significativos para a comunidade
escolar, para compor o espaço em que será servido o lanche

Atividades

1. O café – Iniciar o encontro com a confraternização na mesa do café. Os vídeos selecionados podem ficar “rodando” durante o café e/ou ser apresentados como abertura do encontro.

2. Cochicho – Após o café e depois de os participantes se acomodarem no espaço, fazer como forma de aquecimento uns 5 minutos de cochicho (conversa rápida e em voz baixa) com o participante ao lado sobre “as ideias que me vêm à cabeça quando ouço falar em respeito”.
Então, algumas pessoas compartilham no coletivo as ideias que tiveram e aquelas que ouviram. É bem possível haver, nessa primeira coleta de impressões, queixas e relatos de desrespeito, uma vez que o desrespeito marca mais que o respeito.

3. O que é esse projeto? – Em seguida, quem estiver coordenando o encontro fala sobre as linhas gerais do Projeto e sobre como ele funcionará. As pessoas que já conhecerem algo do Projeto Respeitar é Preciso! podem falar sobre aquilo que consideram relevante a respeito da Educação em Direitos Humanos.

4. Conhecer o material – Esse é um bom momento para que todos olhem o material, conheçam como está estruturado, verifiquem os conteúdos, as ilustrações e o que ele propõe, numa leitura transversal. Isso pode ser feito em pequenos grupos. Então, certamente surgirão questões sobre o Projeto e sobre o que a escola já pensou a respeito do tema. É importante registrar a discussão para retomá-la durante as próximas ações do Projeto.

Finalização

Compartilhar as impressões sobre o Projeto e a participação da escola e marcar os próximos encontros.
Certificar-se de que todos os segmentos estejam sabendo do Projeto e, caso necessário, definir quem se responsabiliza por disseminar a informação sobre o Projeto, convidando a participar dos próximos encontros.

Elaboração da vivência

Fazer uma rápida reflexão para que os participantes tomem consciência do que estão levando desse encontro. Assim, cada um pode citar algo que tenha sido útil para si.
A ideia é começar a pensar e concretizar o sentido do Respeitar é Preciso! e do que ele trata.

1. Memória – Para começar a falar sobre respeito e desrespeito, vamos individualmente recuperar experiências vividas e refletir sobre elas. A ideia é resgatar situações em que alguém tenha sido desrespeitado e também se perceber como ator de desrespeito, observando que isso acontece com todos… É importante perceber quais sentimentos surgiram nessas situações.

Lembrar e registrar:
– Uma situação na escola em que você foi desrespeitado por alguém. Como se sentiu. Como reagiu.
– Uma situação na escola em que você foi respeitado por alguém. Como se sentiu. Como reagiu.
– Uma situação na escola em que você respeitou alguém. Como se sentiu. Como reagiu.
– Uma situação na escola em que você desrespeitou alguém. Como se sentiu. Como reagiu.

O registro desta atividade precisa ser breve, utilizando palavras representativas e focadas em cada situação, nos sentimentos mobilizados e na sua reação. Esse registro será utilizado em um mapeamento que será feito posteriormente, como ponto de partida para pensar a elaboração do plano de ação. Para isso, esses registros precisam ser reunidos e guardados por um integrante do grupo.
2. É hora de compartilhar. Quem começa? – Lembrem-se de que estamos falando de algo que acontece de fato e que não devemos ter receio de externar isso. Vamos compartilhar essas questões com o grupo. As ideias que forem surgindo podem ser anotadas na lousa para que depois possam basear alguma conclusão, ainda que provisória.
3. Razões que a própria razão desconhece – Considerando o que foi lembrado e compartilhado anteriormente, pensar junto nas seguintes questões: O que leva uma pessoa a respeitar outra? O que leva uma pessoa a desrespeitar alguém? Importante aqui também é o registro coletivo. Tudo isso será utilizado em momentos posteriores, além de ser uma forma de documentar o processo do grupo.

Finalização

No Projeto Respeitar é Preciso!, o respeito que será abordado é o respeito mútuo. Então, as questões importantes também são: quem eu respeito, por que eu respeito, quem me respeita e por que me respeita. Eu me respeito?
O objetivo desta etapa da atividade é compartilhar impressões, sentimentos e reflexões sobre o tema do respeito. É importante registrar em folhas grandes as falas que apareceram, que serão retomadas no momento do mapeamento.

Elaboração da vivência

Compartilhar como foi refletir sobre situações de respeito e desrespeito. O que mobilizou em cada um?


Bibliografia