Prólogo, Joane Vilela
 
Prólogo, Joane Vilela

Caros profissionais municipais da educação,

Acolhemos esta iniciativa de impressão e multiplicação da segunda edição do material pedagógico Respeitar é Preciso! Educação em Direitos Humanos como parte integrante do Programa Mais Educação São Paulo e política pública voltada à formação humana, social e cidadã, essencial para a transformação positiva dos valores e das práticas na Rede Municipal de Ensino, considerando os desafios de ensinar e aprender em contextos de violências, desigualdades e discriminações.

A recente conquista do Município, trazida pelo Plano Municipal de Educação (PME), inscreve a Educação em Direitos Humanos como uma das Diretrizes da Educação Municipal, e este material encontra-se à frente, consolidando iniciativas na implementação, nos entendimentos, nas práticas e nos desafios contidos no PME, entre eles, a formação de uma cultura de respeito à pessoa humana, independentemente de quaisquer condicionantes, e da promoção de valores que fortaleçam o convívio humano pacífico, livre, justo, diverso, equilibrado, solidário, cidadão.

O material pedagógico Respeitar é Preciso! Educação em Direitos Humanos surgiu da consulta e do trabalho conjunto e participativo de inúmeros atores e profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME), como iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e do Instituto Vladimir Herzog (Vlado Educação).
Estamos avançando nesta nova edição para ampliar os propósitos iniciais do Projeto, atender e alcançar o maior número de escolas interessadas, manifestadas por adesão, segundo levantamento das Diretorias Regionais de Educação.
Que a Rede Municipal de Ensino de São Paulo possa receber o material pedagógico como apoio importante para as práticas de ensino sobre valores dos Direitos Humanos.

Boa leitura a todas e todos!

Joane Vilela Pinto
Diretor de Orientação Técnica
da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo


Bibliografia