Direito à Cidade

Desta vez, nossa campanha abordará um tema que vem merecendo atenção especial de nossa parte. Trata-se do direito que temos, como cidadãos e sujeitos de direito, ao uso dos espaços, equipamentos públicos e atividades culturais das cidades em que vivemos.

É importante que todo e qualquer espaço urbano seja visto e considerado como lugar de uso e acesso de todos e todas, e que cada um de nós tenha garantido este direito. Acreditamos que uma cidade justa preserva a dignidade de cada um de seus cidadãos, garantindo, além das condições básicas de vida como alimentação, moradia e saneamento, a possibilidade de participar da vida política, cultural e social de sua comunidade.

Neste sentido, educar em direitos humanos é firmar o compromisso de oferecer a todas as crianças e jovens da nossa cidade, condições de conhecer seus direitos e de seus colegas, desde muito pequenos, e de contribuir com a construção de uma cidade justa e respeitosa.

Convidamos todos e todas a refletir a este respeito, considerando nosso papel de educadora e educador e as possibilidades de discutir estas questões em nossas escolas e salas de aula.

Equipe do Respeitar é Preciso!