Etapa 3. mapeamento: um olhar cuidadoso para a escola
 
Etapa 3. mapeamento: um olhar cuidadoso para a escola

“(…) o ambiente educacional diz respeito não apenas ao meio físico, envolvendo também as diferentes interações que se realizam no interior e exterior de uma instituição de educação.”
Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos

A EDH é um movimento de mudança cultural que visa transformar práticas muitas vezes naturalizadas no ambiente das escolas. Para isso, é preciso voltar-se para a própria Unidade Escolar com um olhar interessado em descobrir se, o quanto e como ela está comprometida com a promoção e a vivência do respeito mútuo, tomado aqui como base para a concretização dos Direitos Humanos. Assim, é essencial olhar a escola não só como um espaço físico, estático e aparentemente perene, imutável, como se poderia pensar ao olhar para a planta da escola ou para seus muros, mas compreendê-la como um espaço que funciona como um sistema de relações, entre tempos, afetos (percepções, sensações e sentimentos), pessoas, coisas…

Nesse momento do Projeto Respeitar é Preciso!, a proposta é levantar tanto as situações que nos apontam a existência do respeito mútuo quanto aquelas que nos preocupam nesse sentido e, por isso, precisam ser transformadas. É um levantamento que possibilitará iniciar uma análise da instituição do ponto de vista da qualidade das relações, o que é básico e essencial para o ensino de valores, para que depois haja a formulação de um plano de ação que oriente para alcançar as mudanças desejadas. O instrumento para isso será um “mapa” da escola, construído com base nos olhares e nos sentimentos de todos os participantes do Projeto.

Naquelas escolas em que familiares e alunos já estiverem participando das atividades do Projeto, haverá uma contribuição muito interessante, pois, do lugar que ocupam, poderão olhar a escola numa perspectiva diferente daquela dos profissionais que lá trabalham, o que enriquecerá o mapeamento.

Realizar o mapeamento implica ter passado atentamente pelas etapas anteriores. É importante ter discutido bastante o conceito de respeito, seu significado nessa equipe e retomar o mapa dos sonhos, realizado na etapa 2.


Bibliografia