Filmes

Filmes

Meu amigo Nietzsche 

(Brasil, 2012, dir. Fáuston da Silva)

nietzche

Lucas é um menino com dificuldade de leitura, e pode repetir de ano caso não melhore o seu desempenho.  Num passeio com amigos por um lixão, próximo a sua casa, encontra um exemplar de Assim falou Zaratustra de Friedrich Nietzsche, uma obra fundamental da Filosofia, porém de difícil compreensão. Com a vontade de não repetir de ano, o menino se dedica profundamente à leitura. Passa do nível básico, como a compreensão de algumas palavras – que pergunta ao vizinho, ao pastor, à mãe – até se tornar um líder em sua escola devido à obra.

Tags: Nietzche, filosofia,  escola, letramento

 Menino 23: infâncias perdidas no Brasil 

(Brasil, 2016, dir. Belisario Franca)


respeitarepreciso-menino23

Durante os anos 1930, cinquenta meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para uma fazenda. Lá, passaram a ser identificados por números e foram submetidos ao trabalho escravo por uma família que fazia parte da elite política e econômica do país e que não escondia sua simpatia pelo ideário nazista. Aos 83 anos, dois sobreviventes dessa tragédia brasileira, Aloísio Silva (o “menino 23”) e Argemiro Santos, assim como a família de José Alves de Almeida (o “dois”), revelam suas histórias pela primeira vez.
Tags: trabalho escravo, nazismo, Brasil anos 1930

A alma da gente 

(Brasil, 2013, dir. Helena Solberg e David Meyer)

respeitarepreciso-aalmadagente
O grupo Corpo de Dança da Maré transformou a vida de 60 adolescentes da Comunidade Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, por meio da dança. O documentário mostra o dia a dia desses jovens e também os bastidores do último espetáculo montado pelo grupo, intitulado Dança das Marés.
Tags: arte, periferia, adolescentes, inclusão social

Pro dia nascer feliz

(Brasil, 2007, dir. João Jardim)

respeitarepreciso-prodianascerfeliz
As situações que o adolescente brasileiro enfrenta no precário sistema de educação público do país, envolvendo preconceito, precariedade, violência e esperança. Adolescentes dos mais variados tipos de três Estados diferentes, de classes sociais distintas, falam de sua vida na escola, seus projetos e suas inquietações.
Tags: escola pública, adolescentes, violência

Numa escola de Havana

(Cuba, 2015, dir. Ernesto Daranas)


respeitarepreciso-numaescoladehavana
O filme conta a história de Chala, um menino cubano de 11 anos que sobrevive vendendo pombos e fazendo seus cachorros competirem em rinhas. Seu refúgio é a professora de sua escola, que luta para que ele e os outros alunos tenham uma vida e uma educação de qualidade.
Tags: educação cubana, professor, infância

Onde fica a casa do meu amigo?

(Irã, 1987, dir. Abbas Kiarostami)


respeitarepreciso-ondeficaacasadomeuamigo

Ahmad (Babek Ahmed Poor), um garoto de 8 anos de idade, pegou por engano o caderno de Mohammad (Ahmed Ahmed Poor), seu amigo de escola. Após seu amigo ter sido ameaçado de ser expulso se não levasse o dever de casa, Ahmad precisa devolver a ele o seu caderno, mesmo que tenha de desobedecer à mãe e procurá-lo no vilarejo distante onde ele mora.
Tags: escola iraniana, infância, violência

O contador de histórias

(Brasil, 2009, dir. Luiz Villaça)


respeitarepreciso-ocontadordehistoria

O filme narra a relação de amizade que se constrói entre Roberto Carlos Ramos, um menino falador e imaginativo, que vive em uma entidade assistencial, e a pedagoga francesa Margherit Duvas.
Tags: instituições de menores, justiça, infância

A maçã

(Irã/França, 1999, dir. Samira Makhmalbaf)

 

A maca respeitar e preciso
Uma mulher cega e seu marido mantêm as filhas gêmeas presas, seguindo vagos preceitos do Alcorão. Depois de onze anos em cativeiro, as meninas são soltas e têm de descobrir o mundo com olhos infantis que nunca conheceram nada além de sua alcova. Obra baseada em fatos reais.
Tags: infância, meninas, Islã

Colegas

(Brasil, 2013, dir. Marcelo Galvão)

Colegas-respeitar-e-preciso
Colegas é uma divertida comédia que se passa nos anos 1970 em um instituto que abriga pessoas com síndrome de Down, onde três jovens, apaixonados por cinema e inspirados pelo filme Thelma & Louise, resolvem fugir no Karmann Ghia do jardineiro em busca de três sonhos: Stalone quer ver o mar, Aninha quer casar e Márcio precisa voar. Em uma viagem do interior de São Paulo rumo a Buenos Aires, eles se envolvem em inúmeras aventuras como se tudo não passasse de uma eterna brincadeira de cinema.
Tags: síndrome de Down, preconceito, inclusão

Filhos do Paraíso

(Irã, 1998, dir. Majid Majidi)

respeitarepreciso-filhosdoparaiso
Ali (Amir Farrokh Hashemian) é um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra (Bahare Seddiqi). Um dia, ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma corrida que será realizada, pois precisa da quantia oferecida como prêmio para comprar um novo par de sapatos para a irmã.
Tags: infância, educação

A visita

(Brasil, 2014, dir. Leandro Corinto)


respeitarepreciso-avisita
O curta narra a expectativa do pequeno Matheus de conhecer seu pai biológico. Criado pelo tio, ele encontrará pela primeira vez o homem de quem não tem lembranças.
Tags: infância, família