Lídia Maria de Lima-respeitar-e-preciso (1)

EDH – Desafios Contemporâneos: Escola laica e civil

Esta aula, ministrada por Lídia Maria de Lima, enfoca a importância da laicidade do Estado, em uma sociedade em que as religiões, bem como a espiritualidade, são elementos inerentes a identidade de muitas pessoas. Discute-se a importância da religião como parte da vivência e do cotidiano, sem abrir mão das possibilidades de escolha, do respeito e da valorização da diversidade.

Pretende-se, ainda, valorizar a religião como um elemento que “religa” o ser humano com o que ele identifica como sagrado e que, portanto, lhe confere respeito e lhe transforma, trazendo sentido e auxiliando nas relações de fraternidade e solidariedade.

Mas, sem abrir mão, dos conceitos da Constituição, que garante a liberdade de culto e crença, sem imposição e/ou a supremacia de um grupo religioso sobre outro. O ponto de partida é o diálogo, respeito e as contribuições da vivência religiosa e da espiritualidade, nos espaços individuais e coletivos.

Objetivo geral: Enfatizar a importância da laicidade, sem desvalorizar a pluralidade  religiosa e as diversas possibilidades de espiritualidades no espaço educacionais.

Objetivos específicos:
1. Discutir a importância da laicidade;
2. Analisar a pluralidade religiosa presente na sociedade brasileira;
3. Sensibilizar os participantes sobre a importância da espiritualidade e das
expressões de fé, no processo de formação e na vivência coletiva.

O Projeto Respeitar é Preciso!, em parceria com a secretaria Municipal da Educação, por meio da Coordenaria dos CEUs e Educação Integral (COCEU), sendo articulado pela Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretarias (DIGP), prevê o desenvolvimento de diversas ações formativas, dentre as quais, o curso Educação em Direitos Humanos: Desafios Contemporâneos.

Clique aqui e veja todas as aulas do curso EDH – Desafios Contemporâneos 2019. 

Deixe um Comentário