bianca-respeitar-e-preciso (1)

EDH – Desafios Contemporâneos: Educação e inclusão

Na aula Educação e inclusão: por uma escola para todxs, com Biancha Angelucci, serão abordados conceitos relacionados a gênero, diversidade sexual, diversidade de gênero, LGBTfobia e ideologia de gênero e seus atravessamentos no cotidiano escolar, de forma a possibilitar a construção de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, enfrentando situações de humilhação/bullying. 

Biancha é professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Coordenadora da Área de Concentração Educação e Ciências Sociais – desigualdades e diferenças no Programa de Pós-Graduação em Educação da USP. Doutora em Psicologia Social e mestra em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP. Coordena a linha de pesquisa Táticas de enfrentamento à produção de um não lugar para as diferenças na escola.

 


Esta aula faz parte do curso EDH – Desafios Contemporâneos, oferecido pelo projeto Respeitar é Preciso!, uma parceria com a secretaria Municipal da Educação, por meio da Coordenaria dos CEUs e Educação Integral (COCEU), sendo articulado pela Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretarias (DIGP), que prevê o desenvolvimento de diversas ações formativas.

Clique aqui e veja todas as aulas do EDH – Desafios Contemporâneos 2019. 

Esse curso é oferecido aos servidores da Rede Municipal de Ensino através de seis encontros formativos, que têm como objetivo propiciar subsídios aos educadores para a reflexão e compreensão da disputa de valores na conjuntura atual e o papel da Educação em Direitos Humanos. Pretende-se, portanto, promover um alinhamento conceitual acerca de princípios e temas de relevância para uma educação comprometida com a democracia, o respeito às diferenças e valorização da diversidade, propondo tais conteúdos: Análise de Conjuntura e EDH, Participação e Controle, Escola Civil Laica, Inclusão, Gênero e Sexualidade, Raça e Etnia, possibilitando a prevenção e abordagem das questões relacionadas ao bullying e violência escolar.

Acesse os Cadernos do Respeitar é Preciso! e faça download da coleção em pdf. 

Deixe um Comentário