instituto-socio-ambiental-povos-indigenas-respeitar-e-preciso

Coleção de vídeos Povos Indígenas no Brasil: conheça mais da temática indígena

“Primeiro a gente colhe o pequi, limpa, lava bem, depois a gente coloca na água fria para extrair o oléo, colocamos no fogo para o óleo, mandamos para a cidade e lá eles colocam nos potinhos para serem comercializados”. É assim que um representante da Aldeia Ngôjhwêrê, do Povo Kisêdjê, explica a feitura do famoso óleo de pequi, produzido de forma coletiva na aldeia.

A receita é parte do vídeo Xingu, Histórias dos produtos das florestas – Frutas, disponível na coletânea de vídeos do portal Povos Indígenas no Brasil, do Instituto Socioambiental (ISA). Organizada a partir de pesquisa em canais de streaming, sites e blogs ligados à temática indígena, a coleção traz relatos, histórias, rituais, curta-metragens e reportagens sobre diferentes povos indígenas.

O programa Povos Indígenas no Brasil é a herança que o ISA recebeu do CEDI (Centro Ecumênico de Documentação e Informação), e foi criado para organizar e disponibilizar conteúdos sobre os povos indígenas que habitam o território nacional. Desde 1994 o Instituto Socioambiental propõe soluções a questões sociais e ambientais, tendo como foco a defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.

Alguns dos vídeos também estão disponíveis no Youtube, como é o caso de “Vocês não têm o conhecimento que temos sobre cogumelos”, uma produção do próprio ISA:

Visitar o Portal Povos Indígenas no Brasil é fazer uma viagem às diferentes camadas da cultura indígena, com a possibilidade de obter um olhar da realidade sob o ponto de vista do indígena.

Para acessar a coleção de vídeos do Portal Povos Indígenas no Brasil, clique aqui.

Deixe um Comentário