livros-para-amazonia-download-respeitar-e-preciso

Chico Mendes, muiraquitã e floresta: baixe 3 livros infantis sobre a Amazônia

A Amazônia pode até não ser o pulmão do mundo, mas é mais do que consenso de que sua existência é importante para o planeta –  e que a destruição da floresta, com o desmatamento e queimadas, afeta inúmeras a todos nós. Basta lembrarmos do dia em que São Paulo virou noite às 3 da tarde, quando a fumaça de queimadas do sul da Amazônia brasileira invadiram a já tão cinza metrópole. 

No intuito de apresentar e aprofundar a importância da preservação dos recursos naturais – e também da população indígena e sua cultura, separamos 3 livros infantis que tratam de temas relacionados à floresta e que podem ser baixados gratuitamente. 

A História de Chiquinho

Idealização: Elenira Mendes

Texto: Walquíria Raizer  

Temas: Biografia de Chico Mendes;  história, geografia e preservação da Amazônia; laços de amizade.

Descrição: Idealizado por Elenira, filha de Chico Mendes, que disse: “sonho muito que todas as crianças possam conhecer a história dele, de um jeitinho bem natural.”  Assim, a história de luta do menino Chico, protetor da floresta, é narrada entre aventuras e desenhos do mestre Ziraldo, reinterando a importância da preservação da Amazônia. 


Mateus e o Muiraquitã 

Autora: Sandra Aymone 

Temas: Aspectos da cultura, da história e da geografia de uma região brasileira; relações familiares

Descrição: Você sabe o que é Muiraquitã? É um sapinho modelado com um lodo verde retirado de um lago. A lenda diz que ele dá muita sorte e cura as doenças. Uma espécie de amuleto dado aos convidados da “Festa da Lua”, realizada pelas índias icamiabas. Já ouviu falar delas? Estas e muitas outras histórias e curiosidades da Amazônia estão retratadas neste livro.


Viagem Amazônica

Autora: Gabriela Brioschi

Temas: Cultura, história e geografia da Amazônia; relações familiares

Descrição: 

Primeiro de uma coleção de 4 livros sobre a cultura regional e as lendas das diferentes regiões do país, Viagem Amazônica integra o SustentaMundo, um projeto cultural e educativo que estimula as crianças a refletirem sobre temas relacionados à educação ambiental e emocional e fazerem ligações entre a necessidade da preservação da natureza e nossa vida cotidiana. 

2 comentários

  1. ANGELA MARIA CRUZ DE CARVALHO em 8 de setembro de 2023 às 20:45

    SIMPLEMENTE AMEI

  2. Deiziane em 8 de dezembro de 2023 às 13:04

    Maravilhoso 😍

Deixe um Comentário