Apresentação – Diversidade e Discriminação
 
APRESENTAÇÃO – Diversidade e Discriminação

repeitar-preciso-igualdade-discriminacao-capaCaros educadores,

Este caderno, intitulado Diversidade e Discriminação, faz parte do conjunto de publicações do Projeto Respeitar é Preciso!, que busca compartilhar orientações, subsídios e sugestões para implementar a cultura de Educação em Direitos Humanos nas escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo.

Além de ações de formação, esse projeto conta com cinco publicações (Respeito na Escola: Orientações Gerais, Sujeitos de Direito, Diversidade e Discriminação, Respeito e Humilhação e Democracia na Escola), que, em seu conjunto, abarcam as principais questões relativas às práticas educacionais de respeito aos Direitos Humanos, identificadas na interlocução com os participantes do curso Respeitar é Preciso!, realizado em 2014. O caderno Respeito na Escola: Orientações Gerais aponta caminhos principalmente para os adultos da escola, todos considerados educadores, e para a entrada gradativa dos alunos, dos pais e da comunidade do entorno. Os demais cadernos tratam de questões importantes que perpassam todo o Projeto. Um tema e outro se entrelaçam, mas a organização em cadernos faz com que seja possível “colocar uma lente” em aspectos diferentes para olhar para o preconceito, a discriminação e a humilhação está presente em todo o processo do Projeto Respeitar é Preciso!

Existem muitos projetos focados em diferentes tipos de discriminação, como a discriminação étnico-racial, física, linguística, religiosa, política, socioeconômica, geracional, de gênero, a homofobia e a transfobia. De fato, a discriminação pode ser compreendida de vários ângulos como atitude de distinção, exclusão, restrição ou preferência violadora da dignidade e da igualdade de tratamento. Já existem materiais, cursos e programas que tratam dessas questões. No final deste caderno, além de uma bibliografia geral, há indicações bibliográficas sugeridas pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, de vídeos e sites que podem dar mais suporte ao trabalho a ser realizado.

A contribuição deste caderno é apresentar uma abordagem mais geral da discriminação de todo e qualquer tipo, do respeito ao outro e a si próprio, do convívio pacífico e, principalmente, da valorização da diversidade.

Boa leitura e bom trabalho.

Vlado Educação – Instituto Vladimir Herzog,
Secretaria Municipal de Educação e
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo

INTRODUÇÃO