Apresentação – Sujeitos de Direito
 
APRESENTAÇÃO – Sujeitos de Direito

repeitar-preciso-sujeito-direito-educacao-capa

Caros educadores,

Este caderno, intitulado Sujeitos de Direito, faz parte do conjunto de publicações do Projeto Respeitar é Preciso!, que busca compartilhar orientações, subsídios e sugestões para implementar a cultura de Educação em Direitos Humanos (EDH) nas escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo.

Além de ações de formação, esse projeto conta com cinco publicações (Respeito na Escola: Orientações Gerais, Sujeitos de Direito, Diversidade e Discriminação, Respeito e Humilhação e Democracia na Escola), que, em seu conjunto, abarcam as principais questões relativas às práticas educacionais de respeito aos Direitos Humanos, identificadas na interlocução com os participantes do curso Respeitar é Preciso!, realizado em 2014. O caderno Respeito na Escola: Orientações Gerais aponta caminhos principalmente para os adultos da escola, todos considerados educadores, e para a entrada gradativa dos alunos, dos pais e da comunidade do entorno. Os demais cadernos tratam de questões importantes que perpassam todo o Projeto. Um tema e outro se entrelaçam, mas a organização em cadernos faz com que seja possível “colocar uma lente” em aspectos diferentes para uma reflexão mais focada.

Este caderno traz o desafio de abordar o tema Sujeitos de Direito, noção aparentemente abstrata, mas que ganha sentido no campo educacional. Assim, com base numa reflexão sobre quem é esse sujeito de direito que cabe à EDH formar, vamos e fornecer pistas para ajudar a comunidade escolar a pensar sobre algumas questões e alguns desafios da escola de hoje.

Boa leitura e bom trabalho.

Vlado Educação – Instituto Vladimir Herzog,
Secretaria Municipal de Educação e
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo

  1. A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE SUJEITOS DE DIREITO