Apresentação – Democracia na Escola
 
APRESENTAÇÃO – Democracia na Escola

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Caros educadores,

Este caderno, intitulado Democracia na Escola, faz parte do conjunto de publicações do Projeto Respeitar é Preciso!, que busca compartilhar orientações, subsídios e sugestões para implementar a cultura de Educação em Direitos Humanos nas escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo.

Além de ações de formação, esse projeto conta com cinco publicações (Respeito na Escola: Orientações Gerais, Sujeitos de Direito, Diversidade e Discriminação, Respeito e Humilhação e Democracia na Escola), que, em seu conjunto, abarcam as principais questões relativas às práticas educacionais de respeito aos Direitos Humanos, identificadas na interlocução com os participantes do curso Respeitar é Preciso!, realizado em 2014. O caderno Respeito na Escola: Orientações Gerais aponta caminhos principalmente para os adultos da escola, todos considerados educadores, e para a entrada gradativa dos alunos, dos familiares e da comunidade do entorno. Os demais cadernos tratam de questões importantes que perpassam todo o Projeto. Um tema e outro se entrelaçam, mas a organização em cadernos faz com que seja possível “colocar uma lente” em aspectos diferentes para uma reflexão mais focada.

O olhar para as questões da vida democrática e da formação para o exercício da cidadania ativa, essenciais para a promoção dos Direitos Humanos, está presente em todo processo do Projeto Respeitar é Preciso!

Os educadores da Rede Municipal de Ensino já tratam desse assunto, e muitas práticas importantes têm sido feitas, como se pôde ver nas três edições do Prêmio Municipal Educação em Direitos Humanos da Cidade de São Paulo. O objetivo deste caderno é contribuir para a articulação da reflexão teórica e das práticas pedagógicas de orientação democrática, com a intenção de subsidiar os educadores na construção da escola como espaço da Educação em Direitos Humanos.

Boa leitura e bom trabalho.

Vlado Educação – Instituto Vladimir Herzog,
Secretaria Municipal de Educação e
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo

  1. DEMOCRACIA: AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE