capela-600_x_350_post_geral_DREs

1° Encontro na DRE Capela do Socorro 2018

1° Encontro

Data: 26/04/2018
Formadora: Neide Nogueira
Pauta:
– Leitura Transversal da Portaria da Comissão de Mediação de Conflitos, Currículo da Cidade e Respeitar é Preciso!

 

A pauta do Respeitar é Preciso! para este primeiro encontro de 2018 foi semelhante à apresentada na DRE Santo Amaro, nesta mesma semana. A proposta da formadora foi articular conceitualmente o projeto, a Portaria 2.974/2016 e os princípios norteadores do Currículo da Cidade.

A fala tratou da relação intrínseca entre a vigência do estado de direito, a democracia e os documentos que orientam e organizam as relações políticas. Foi lembrado que a Escola também constitui este espaço público (diferente do espaço privado que é a família) governado a partir de leis que regulamentam os direitos e os deveres dos que aqui vivem.

Foram indicadas as convergências entre:

  • A Portaria, que implica a construção de uma nova cultura na relação com os conflitos;
  • O Currículo da Cidade, que cria um “desenho de escola˜ relacionado ao conhecimento que se considera essencial para o desenvolvimento pessoal e exercício de cidadania;
  • e o Projeto Respeitar é Preciso!, que propõe o cuidado com a promoção do respeito mútuo no convívio escolar, condição para a necessária formação em valores.

Concepções como democraciacidadaniaparticipaçãoautonomia e justiça foram ressaltadas como pontos em comum, articuladas principalmente no que se refere à necessidade de viver num convívio de respeito.

***

Foi acordado um cronograma previsto para os futuros encontros nesta DRE:
Maio/24
Junho/28
Julho /26
Agosto/30
Setembro/27
Outubro/25
Novembro/29
Dezembro/06

Deixe um Comentário